Programa




PROGRAMA E TUTORIA


              O ingresso de estudantes indígenas nas universidades brasileiras possibilita um reposicionamento histórico dos povos indígenas e da própria universidade frente a esta realidade. A presente tutoria PET/Conexões de Saberes parte das relações entre estudantes universitários indígenas que ingressam na UFPR e suas comunidades de origem produzindo situações de ensino, pesquisa e extensão que possibilitem situar a universidade como um mediador capaz de contribuir para a implementação de políticas públicas mais adequadas a vida dos povos indígenas no país. As atividades articulam-se metodologicamente na criação de um Observatório dos Direitos Indígenas e estão pautadas pelo paradigma das etnociências, visando ao fomento da reflexão crítica e da produção intelectual indígena, a partir do exercício dialógico e intercultural com diferentes disciplinas formativas, articuladas com os saberes e práticas aportados pelas matrizes culturais ameríndias. No plano institucional, direciona-se ao desenvolvimento de estratégias de permanência de estudantes indígenas na UFPR e à consolidação da política afirmativa de educação superior indígena nessa instituição. Desenvolvido no âmbito do Laboratório de Interculturalidade e Diversidade/LAID do Setor Litoral da UFPR, o projeto orienta-se por uma ética atenta a alteridade e por uma sensibilidade aberta a percepção das diferenças, âmbito universitário.



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